Por Almir Aguiar (*)
O movimento para cassação do jovem vereador Renato Freitas (PT) nada tem a ver com o fato dele ter feito um protesto no interior de uma igreja contra o racismo. Temos que denunciar os verdadeiros motivos da cassação.
Renato comete o “crime” para essa gente por ser negro, pobre da periferia e ainda engajado na luta contra o racismo no Brasil.
No e-mail supostamente enviado pelo vereador Sidnei Toaldo (Patriota) dizia claramente o que pensam seus acusadores:
“A Câmara de vereadores de Curitiba não é seu lugar, Renato. Volta para a senzala. E depois de você vamos dar um jeito de cassar a Carol Dartora e o Herivelto”, diz um trecho do e-mail, que finaliza dizendo: “vamos branquear Curitiba e a região Sul, queira você ou não. Seu negrinho.”
O crime vem dos acusadores
Não existe motivo para cassação do mandato do jovem vereador na Câmara de Vereadores de Curitiba, há motivos para cassar o mandato exatamente daqueles que querem tirar o mandato do Renato por puro racismo como na mensagem expressa no email enviado por Sidnei Toaldo, do “Patriota”, ao jovem parlamentar negro com expressões como “a Câmara de vereadores de Curitiba não é seu lugar, Renato. Volta para a senzala”; “vamos branquear Curitiba e a região Sul, queira você ou não. Seu negrinho.”
(*) Almir Aguiar é Secretário de Combate ao Racismo da Contraf-CUT, Secretário de Combate ao Racismo do PT Carioca e militante do Movimento Negro Unificado – MNU