Neidinha e Txai Suruí ganham Prêmio Chico Mendes 2021

BRASÍLIA- As ativistas sócio ambientais, Neidinha e Txai Suruí, mãe e filha, receberam ontem o Prêmio Chico Mendes, pelo trabalho realizado em prol da Amazônia. O Prêmio Chico Mendes tem como objetivo reconhecer iniciativas sustentáveis, com os melhores cases de sucesso de empresas e instituições certificadas com o Selo Verde que contribuíram para o desenvolvimento sustentável. O Prêmio é entregue em uma cerimônia realizada anualmente.

Txai Suruí ganhou o Prêmio Chico Mendes na categoria personalidade. “Estou muito honrada e agradecida ao Comitê Chico Mendes”. Já Neidinha, ganhou pelo intenso trabalho na proteção das populações indígenas de Rondônia, através da Kanindé Ambiental.

Sobre Chico Mendes

Chico Mendes 18_circle

Chico Mendes foi um seringueiro brasileiro e ativista ambiental cuja contínua luta e defesa pela floresta amazônica, trabalhadores locais e povos indígenas mudou o curso da conservação em todo o Brasil.

Nascido em uma geração de seringueiros, Mendes cresceu na Amazônia e se tornou a voz dos seringueiros de todo o Brasil com seu ativismo sindical e apoio às comunidades locais. Com o aumento do desmatamento e expulsão dos habitantes da floresta, Mendes enfatizou a necessidade de se estabelecer reservas protegidas da destruição, e das quais recursos naturais pudessem ser extraídos de forma sustentável para beneficiar trabalhadores locais e comunidades indígenas.

Seu trabalho foi reconhecido internacionalmente com o UNEP Global 500 Roll of Honor em 1987, e, após seu súbito assassinato apenas um ano depois, o governo brasileiro estabeleceu postumamente as chamadas ‘Reservas Extrativistas‘ – uma categoria de unidade de conservação da qual seus habitantes têm o direito de extrair recursos naturais de forma sustentável.

Estamos lançando o Prêmio Chico Mendes em 2021 durante a Semana Chico Mendes (15 a 22 de dezembro) – que ocorre todos os anos desde o dia do aniversário de Chico Mendes até o dia em que ele foi assassinado – em homenagem ao seu trabalho e ao trabalho de práticos em todo o mundo.

Quero dizer o quanto estou honrada com esta homenagem e o reconhecimento da luta e da trajetória de meu pai, um simples seringueiro, mas cujo sonho e determinação mudaram a história do meio ambiente brasileiro

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.